Como vender pela Internet

Para vender pela Internet você não precisa de conhecimento em informática, dominar o segredo das redes sociais e muito menos ser um especialista em e-commerce.

Para você vender pela Internet o mais importante é dedicação. Ou seja, quanto tempo você está disposto a investir no projeto de sua Loja Virtual. Esta lição é particularmente importante para os novos web empreendedores.

Uma Loja Virtual não é muito diferente de uma loja física. A grande vantagem é que ela está instalada na maior avenida do mundo, a Internet. Escolhida a plataforma de Loja Virtual, monte as páginas dos seus produtos de forma muito clara e objetiva. Lembre-se, você terá alguns segundos para conquistar a atenção do seu cliente. Tenha boas fotos dos produtos e descrições caprichadas.

Disponibilize canais de comunicação com os seus clientes (telefone, e-mail, chat, etc) e os responda rápido. Esse pode ser um diferencial de uma pequena loja frente às grandes MegaStores. Esteja atento com a entrega dos produtos e nunca prometa prazos que não pode cumprir.

Lembre de que uma loja, seja física ou virtual, precisa de visitas de clientes para vender. Não adianta montar uma loja virtual se você não tiver um plano de divulgação. Todo dia você deve pensar em ações para ter visitantes em sua Loja Virtual. Pode começar com campanhas por e-mail (e-mail marketing). Se você já tem uma base de clientes, comunique-se com ela. Informe sobre ofertas e promoções, dê vantagens para quem compra na sua Loja Virtual. Use seu relacionamento nas redes sociais para divulgar sua Loja e produtos.

Quando for fazer anúncios pagos, recomendamos buscar apoio profissional para não correr o risco de jogar dinheiro fora. Uma campanha bem montada gera a quantidade de vendas de acordo com o quanto você está disposto a investir. Acompanhe os relatórios e veja quais ações dão mais resultados. Não tenha medo de testar. O processo de vendas é um eterno teste.

Então, você fez a venda, e agora você está planejando maneiras de seduzir o próximo cliente. Antes que você pense sobre isso, descubra como você faz para que um mesmo cliente volte a comprar na sua Loja. Um simples e-mail follow-up pode ser tudo o que você precisa para fazer um cliente comprar na sua loja novamente e novamente. Mostre interesse pela satisfação do cliente, ofereça produtos novos ou complementares a sua última compra.

Envie e-mails para lembrar os clientes que você ainda está por perto. Se você vende sabão e sabe que a duração média de uma barra é de duas semanas, verifique se você está desencadeando um e-mail duas semanas depois a um cliente que comprou uma barra de sabão, lembrando-o de comprar novamente. Se você tiver um cliente que sempre compra chocolate escuro em sua Loja, mande chocolate escuro de presente em seu aniversário.

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