O Pós-venda bem feito como arma de venda!

A cada dia que passa a concorrência aumenta, e fazer com que seu cliente volte a comprar com você se tornou mais difícil, pois as empresas estão cada vez mais atraentes. Mas o que faz a diferença está no pós-venda!

A experiência que você oferece após a compra é um diferencial para conquistar clientes fiéis que serão defensores e divulgadores da sua marca, além de clientes recorrentes.

Por que como já disse Philip Kotler, “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos. “.

O pós-venda é um processo que precisa ser muito bem organizado, e que irá variar de acordo com cada empresa, podendo incluir envio nos correios, manutenção, solução de dúvidas sobre o uso do produto, entre várias outras etapas.

Não adianta manter contato apenas para vender, é necessário manter contato para se relacionar, colaborar, etc. Ou seja, envie e-mail para o cliente perguntando se o produto foi entregue e se ele necessita de algo. Busque o feedback, não espere que o cliente venha até você. Mesmo que o cliente esteja insatisfeito, se sentirá que a empresa está interessada em satisfazê-lo de verdade.

Não é para fazer propaganda de outros produtos, nem de outros serviços que você pode oferecer. Mas manter contato direto com seu cliente, de maneira útil e respeitosa.

Quando o cliente percebe que você e ele estão na mesma direção e têm o mesmo objetivo, você passa a ser lembrado.

Agrade seus clientes com descontos ou ofertas especiais em serviços ou produtos. Com esse tipo de estratégia, você sempre poderá oferecer para sua base de clientes novas oportunidades de adquirir produtos e serviços.

E não só isso, existe uma maneira muito mais eficiente de lembrar do seu cliente: com um presente.

O presente não precisa ser algo caro, mas algo que valha a pena para o cliente ver que você se importa com ele.

Afinal de contas, receber um presente gratuito e inesperado é sempre memorável, e mostra o quanto você preza pelo relacionamento com seus clientes.

Então se seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento, é provável que o indiquem para seus conhecidos, portanto, seja ativo neste processo. Não tenha receio de solicitar indicações aos seus clientes. Desta forma, você ampliará sua base de clientes e realizará mais e melhores vendas.