Revista Forbes fala sobre porque pequenas e médias empresas devem ter um APP

Razões para você ter um aplicativo.

Se você acha que os aplicativos são recursos apenas para as grandes marcas como Americanas, Magazine Luiza e NetShoes, você está errado. Cada vez mais as pequenas e médias empresas estão seguindo a tendência, entendendo que uma estratégia mobile eficaz envolve mais do que apenas um site responsivo.

Na verdade, irá perceber que diversas pequenas empresas que interagem com você em seu cotidiano possuem o seu próprio aplicativo – seja no consultório médico ou o centro de spa de beleza. Essas empresas estão à frente do jogo quando se trata de evoluir o seu marketing para o próximo nível.

Primeira: seja visível para os clientes em todos os momentos.

As estatísticas mostram que o brasileiro gasta mais de 3 horas e meia por dia em seu dispositivo móvel.

Aplicativos populares são uma pequena parcela.
Embora apenas um número limitado de aplicativo componha a maior parte deste consumo total, isso não muda o fato de que cada usuário tem um tempo livre entre alternar de um aplicativo para o outro. Estar “no caminho” pode ser uma vantagem para a sua empresa, como a nossa mente faz inconscientemente gravar cada imagem e texto (ou ícone do aplicativo bem projetado!) que vem transversalmente – mesmo se isso acontecer despercebido, como uma notificação push por exemplo.

Segunda razão: criar um canal de marketing direto

Aplicativos possuem muitas funcionalidades: podem fornecer informações gerais, preços, formas de reserva, recursos de pesquisa, contas de usuário, mensageiros, feeds de notícias, conteúdos exclusivos e muito mais.
Um dos maiores benefícios de ter um aplicativo móvel é que todas as informações que você gostaria de oferecer aos seus clientes – incluindo vendas e promoções especiais – estarão na ponta dos dedos. Através de notificações push você terá uma interação mais direta, podendo facilmente lembrar os clientes sobre seus produtos e serviços sempre que fizer sentido.

Terceira razão: fornecer valor aos seus clientes

Falando sobre informações ao alcance da mão, pode-se disponibilizar de forma fácil, o seu tradicional sistema de incentivos e pontos fornecidos aos seus clientes.

Por exemplo, ao invés de ficar com o velho cartão de pontos, você pode criar um ambiente dentro do aplicativo para que seus clientes possam acompanhar as recompensas e bônus. O resultado? Mais downloads e mais retorno dos clientes. (Leia nossa matéria sobre Gamification: a inovação que você precisa conhecer, para saber um pouco mais sobre como obter mais resultados utilizando técnicas de games.)

Quarta razão: construir marca e reconhecimento

Um app para o seu negócio pode contribuir muito para o reconhecimento da sua marca. Vamos dividir este tópico em dois aspectos, a combinação que fará com que a sua aplicação seja um verdadeiro vencedor:

    • Brand: um aplicativo móvel é como um outdoor. Você pode fazer o que quiser com ele. Você pode fazê-lo tradicional, funcional, chocante ou informativo. Mas o que você realmente quer fazer é criar um aplicativo que tenha características que seus clientes vão adorar, e ao mesmo tempo, seja bem marcante e bem planejado.
      • Reconhecimento: quanto mais você tiver clientes envolvidos com o seu aplicativo, mais cedo eles estarão inclinados a comprar o seu produto e/ou serviço. Na publicidade isso é chamado de “frequência eficaz“: como uma regra de ouro, ouvir e/ou ver a sua marca cerca de 20 vezes é o que vai levá-lo realmente a comprar.

Quinta razão: melhorar o envolvimento com o Cliente

Não importa se você está vendendo flores ou serviços de spa, seus clientes precisam de uma maneira de alcançá-lo. Ter um recurso de mensagens dentro de seu aplicativo pode realmente fazer a diferença na forma como você se comunica com seus clientes. Pense nisso: ao invés de ligar para um restaurante com o intuito de reservar uma mesa, você pode reservá-lo com menos de cinco toques em sua plataforma. Agora pense sobre isso:

Quantos clientes preferem se comunicar com você através de texto a através do telefone? Infelizmente o telemarketing criou uma barreira entre a necessidade do cliente e o serviço oferecido.

Sexta razão: esteja fora da competição

Até o presente momento, são raras as pequenas empresas que investem em aplicativos e este é o motivo onde você pode dar um grande salto à frente dos seus concorrentes.

Seja o primeiro em sua vizinhança para oferecer um aplicativo móvel aos seus clientes.

Eles vão se surpreender com a sua abordagem e visão de futuro!

Sétima razão: cultive a lealdade do cliente

Por último, mas não menos importante, a razão mais importante que você deve considerar na construção de seu próprio aplicativo é a fidelidade do cliente. Com todo o barulho lá fora – banners na estrada, outdoors, sinais luminosos, anúncios de jornal, folhetos, cupons, sites, banners de sites, anúncios no Facebook, e-mail marketing – perde-se lentamente o nosso impacto sobre os clientes por causa da imensa quantidade de publicidade que nos rodeia. É o momento exato de estabelecer uma conexão verdadeira e sincera com seus clientes e torná-los um amante fiel de seu produto e/ou serviço. Não estou dizendo que um aplicativo móvel vai salvar o seu negócio, mas pode ser uma maneira de ficar mais perto de seus clientes, sendo apenas um “dedo” de distância em todos os momentos.