Vídeos tornam os e-consumidores mais confiantes na hora da compra

Dados de uma pesquisa realizada em 2012, apontam que 57% dos E-consumidores concordam que se sentem mais confiantes quando assistem a um vídeo do produto antes de fazer uma compra on-line, e, portanto, entendem que terão menor probabilidade de devolução do produto.

De acordo com o estudo, este percentual representa um aumento de quase 10%, se comparado aos 52% que responderam a mesma pergunta no ano anterior. O levantamento também registrou alta na proporção dos que dizem ter mais confiança nas compras que fazem depois de assistir a outros vídeos, que, de alguma maneira estejam relacionados aos referidos produtos, passando de 51% a 55%.

A pesquisa identificou ainda que parte deste resultado pode estar relacionada ao fato de haver cada vez mais consumidores assistindo a estes vídeos antes da compra. Em 2012, 35% dos entrevistados declararam assisti-los quase sempre e, 14% sempre, quando disponibilizados na loja virtual ou Site. Tais resultados representam alta de 27% em relação a 2011.

No entanto, ainda que 50% dos consumidores considerem os vídeos como muito importantes, os mesmos não acham que é um dos principais fatores no momento da decisão da compra. Para 80% dos participantes da pesquisa, a qualidade da imagem é o principal atributo para a compra, seguida da disponibilidade de visualização em diferentes ângulos, com 64%, e a possibilidade de ver o produto em cores alternativas, com 61%.

Apesar desses números, 41% confirmaram haver maior chance de compartilharem os vídeos, frente a fotos ou textos sobre os produtos, conclui a pesquisa.