Que as vendas na internet são um sucesso, isso já não se discute mais, vendo que os números só crescem no Brasil e no Mundo. Mas você sabe quais são as principais vantagens de se ter um e-commerce?

Sempre é colocado como maior vantagem os preços, pois o baixo custo operacional permite que os valores sejam muito mais atrativos que nas lojas físicas. Entretanto essa não é única vantagem clara do e-commerce.

1. Disponibilidade

Loja aberta e produtos disponíveis para o cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos feriados e finais de semana, sem nenhum custo adicional. Para a maioria dos estabelecimentos físicos, funcionar além do horário comercial, requer pagamento de hora extra para os funcionários. Pode ser um complemento da loja física ou um empreendimento puramente virtual. Para o cliente, comprar não tem horário, dependerá exclusivamente da disponibilidade do consumidor, pode ser antes do trabalho ou de madrugada, quem escolhe o horário que lhe é conveniente é o próprio cliente.

2. Maiores informações acerca do produto

Vantagem em poder apresentar todas as informações do produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos de qualidade, vídeos explicativos, preço, fretes e tempo de entrega. Por isso é tão importante fazer uma descrição perfeita, você pode conferir nesse link 12 dicas inteligentes para você fazer uma descrição de produto perfeita e atrair ainda mais clientes.
Além disso, oferecer ao cliente uma página onde é possível avaliar o produto, deixando um depoimento, onde mostra sua opinião, os prós e os contras, fazem com que os mesmos se sintam à vontade para falar e os próximos clientes se sintam confiáveis e seguros para comprar.

3. Acesso

Permite acesso a qualquer momento com uso de smartphone, tablet, computador, notebook, etc., que tenha acesso à internet.

4. Baixo custo operacional

Baixo investimento inicial em comparação com o investimento de uma loja física (aluguel ou compra do imóvel, contratação de funcionários, impostos, móveis, decoração, limpeza, entre outros). Não há necessidade de contratação de vendedores, logo, não é necessário pagamento de comissão, o que já dá uma margem de lucro maior, permitindo operar com linha de desconto bem mais atrativo para o consumidor.

5. Prazo

Para construir uma estrutura online é muito mais rápido e bem menos burocrático que uma montar uma empresa física.

6. Alcance

Permite um amplo alcance geográfico enquanto a loja física só alcança os clientes da cidade e região, uma loja virtual alcança todo território nacional e internacional.

7. Facilidade nas pesquisas comparativas

Leva-se em consideração a facilidade de poder comparar, rapidamente, preços e produtos, em diversas lojas. Quanto mais informações do seu produto, melhor. As informações precisam ser claras e objetivas.
Para ganhar destaque, não seja mais um, disponibilizar conteúdos ricos e informações de qualidade fazem toda a diferença e ainda aumentam a relevância da página e a taxa de conversão (relação entre quem busca e quem efetua a compra). Os buscadores (Buscapé, por exemplo) reúnem as lojas que têm aquele produto, bem com os preços dos últimos dias, semanas ou meses.

8. Relatórios

Possibilidade acompanhar seus negócios e controlar os resultados, gerar controle de estoque de forma simples, o número de vendas, faturamento mensal, além de conhecer o perfil dos clientes, o nível de satisfação, etc. O varejista virtual tende a entender o comportamento de seus clientes, entender o que o cliente realmente procura, analisar resultados de campanhas, taxas de conversão, para que assim, possa criar estratégias de comunicação e vendas. Planejar e controlar os resultados é fundamental para viver o progresso do seu e-commerce.

Mensure os investimentos e o quanto você tem de retorno. Já existem ferramentas para tornar a gestão da sua Loja Virtual muito mais eficiente, o Google Analytics pode gerar ótimos resultados (saiba mais sobre essa ferramenta gratuita).

9. Conforto

Maior comodidade e praticidade em comprar e receber o produto no conforto do seu lar, sem ter que enfrentar trânsito, filas nos estacionamentos e aquele vendedor chato perguntando: Posso te ajudar? Ai, ficou lindo!!!

10. Maior variedade de produtos

Facilidade, agilidade e a diversificação de produtos, preços e marcas disponíveis no mesmo lugar, realiza muito mais conversões, afinal, se o consumidor encontrar todos os produtos que ele quer numa mesma loja virtual é muito mais fácil e ele não precisa lidar com custos de diferentes fretes.

11. Melhores preços, maiores descontos, mais formas de pagamento

Possibilidade de encontrar condições de pagamento muito mais atrativas que lojas físicas. A loja física tem um custo operacional muito mais alto que a virtual e uma rotatividade de produtos menor, ou seja, o valor tem que ser maior para conseguir uma boa margem de lucro.

Hoje, o cliente quer preço e prazo bom, quer facilidade, não dá para disponibilizar poucas formas de pagamento, muito menos preços absurdos. Ter a possibilidade de pagar com cartão de crédito, débito, boleto bancário ou até mesmo sistemas como o Pay Pal e PagSeguro facilita e muito ao consumidor.

Essas foram algumas vantagens que o e-commerce pode trazer para o seu negócio ou para ser seu NOVO negócio, precisa de ajuda para começar entre em contato! temos o prazer de tirar todas as suas dúvidas!

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